quinta-feira, 4 de abril de 2013

O significado vem com a imagem



Naquele dia, adentrei no circular já lotado de usuários
Embora cansado, fiquei em pé. Percurso de curto itinerário
Mas alguém tinha que chamar a atenção pelos honorários
Falava ao celular meio alto. Nenhum de nós ficou temerário

Sabíamos que já nos conhecíamos, mas a imagem não veio à mente
É típico dos que não querem dar bola fora. Ficam sondando lentamente
Ainda bem que o “faro” sempre funciona. Ali mesmo falou-me sorridente
Pediu-me que ligasse tão logo fosse possível para ficar bem ciente

Você foi para o shopping do Sul. Eu fui para o do Norte
Fiz integração à correria dos atalhos que favorecem um corte
Aos solavancos das avenidas, rodas freadas como instinto da morte
Mesmo assim, enviei-te meu número para dizer-te “boa sorte”   

A tarde chegou e se findou. À noite nem sequer falamos
Mas no dia seguinte, quanta surpresa: nos confidenciamos
Fisionomias todos têm, mas lembranças são poucas que carregamos
Depende da necessidade, tipo o que cada um de nós desejamos

Ainda bem que professamos a mesma fé: você suco e eu café
Porque turbilhões de pequenas ondas formaram a grande maré:
E enxurradas de dúvidas e questionamentos inundaram a nossa Sé
Ao telefone ouvia teu progenitor te chamando a contar os passos no pé

Mas foi um toque diferente ao celular que tua voz totalmente mudou
E você fez questão de dizer-me o motivo: alguém especial te comunicou:
“É feriado. Sexta-feira santa. Venha. Preciso de ti”. E certamente você aceitou
Fiquei feliz por ti também. Afinal, amigo diz sim; é como o sino que badalou

Creio que você celebrou muito bem a ressurreição, cheia de renovação
Bem como a outrora decisão que fizeste: amar com mente e coração
Ser jovem tem suas vantagens: pode errar mais pela densa emoção
Mas pode ser dolorosa a aprendizagem decorrente de falsa motivação

Como conselheiro, digo para que não se desalinhe com os de sua origem
Não se rejeita o passado! Ele sempre será a base da sacudida de fuligem
Peço-te para proteger o teu presente e preservar o futuro: eles ainda te afligem
A felicidade é a relação de idas e vindas: dicas para que outros apliquem

Viu como na terça fui te visitar: sendo amigo para apenas compartilhar
E como irmão fraterno, ter um bom café vespertino, quase o comungar
Suco rico em vitaminas e pães sírios abrasileirados: fiquei a degustar
Mas o bate-papo é que ficou melhor: contar experiências é narrar

Os temas e conteúdos foram sobremaneira producentes
Ouvi e fiz-me ouvido: ação dialógica da liberdade decente
Nas próximas, com certeza, a pauta será das situações pertinentes
Portanto, amigo, faça a lista para que o fôlego seja permanente