quarta-feira, 17 de abril de 2013

De "storge" para "phileo"



Amizade não é algo que você precisa defender e nem ir à conquista
Ela acontece nos caminhos da vida e do querer, sem estar à vista
As pessoas se ligam porque querem viver, um bem cristão de ser altruísta
Pena que há outros que a põe a perder, têm o desejar egoísta

Foi isso que aconteceu hoje: ciúmes de mim. Ou porque não sabem ser amigos?
Vejo que as perdas aqui não têm fim. Essa prática é o anúncio sobre os perigos
Amizade não acaba desse jeito assim: "teus colegas não gostam... e eu digo"
Darei gargalhadas, ganharei sim-sim. Incompetência estará contigo, eu bendigo!

Vou falar de duas pessoas. Uma quer me dominar e me proíbe ter novos amigos
Fica perturbando-me com diálogos possessivos. Julga-me por ser dos latinos
Mal ela sabe que ser humano é demais relacional e não quer ser ferido
Logo, logo, vai ouvir certas verdades e a colocará em funesto perigo

Passou a sega. Na verdade, continuou na atitude cega - puleiro de quem faz m...
Continue assim, ó ignorante de adega. Veste carapuça de santo, e não honra a c...
Só vem fazendo o trabalho de gente brega. Um dia vai se revelar: ficará velha
Em teu leito de morte, só haverá uma "bela": a morte, cuja alma te terá na certa

Nem vou continuar... é perda de tempo... não há o que falar
Aqui só lamentar... é viver de contrasenso... não há o que argumentar
Vá, ó pérfido, chorar... é falir-se em argumento... não há o que considerar
Eu já venci, vou festejar... é ganhar em desprendimento... não há nada a declarar

A segunda é o que de fato aprendi a conquistar e a gostar. Na verdade, amar
Tem muitas neuras por falta de conhecimento. Só vive no mundo do pesar
Falta-lhe um pouco de ousadia, atrevimento, diria. Passos para saber avançar
Essa pessoa é fruto de vários diálogos de persuasão. Questionamentos pude explicar

Quando se conhece alguém, há necessidade de preservar a comunhão
Porque, na dimensão das relações, sempre há porvir consideração
“Ninguém sabe o dia de amanhã” – já diz o ditado como adivinhação
Da minha parte, terá sempre o respeito e a simpatia vindos do coração

Conhecer-te foi um tipo de amor não vivido, mas confesso que adorei ser sentido
Química é a troca das substâncias pelo sentir, tocar e falar. Por isso não fiquei perdido
Mas as intromissões, as de terceiros, fizeram-nos calar porque é poder atrevido
Hoje, distancio-me para não te machucar: família ainda é para ti um ardor querido

Então encontrei na morfologia a explicação para minha situação
A princípio, fiz todo o ritual da convenção: os passos da apresentação
“Storgē” é o carinho pelos membros de uma família: os graus da relação
“Phileo” refere-se à ligação da amizade. A diferença é que pode haver forte afeição

Não tenho dúvidas. Tenho certeza e prefiro curtir a transição de um para o outro.